Bola da estação - Luizletter #11

Uma das melhores maneiras de aumentar o faturamento é gerando novas demandas. Você já tem um público fiel, que gosta do seu produto, e pode aproveitar para oferecer mais para eles. Pode ajudar dando um bom motivo.

Coleções de roupas acompanhando estações do ano parecem óbvias. Até porque, em regiões onde a temperatura muda muito, a diferença de vestimenta é muito grande.

Hoje, várias empresas, como a Chilli Beans, fazem lançamentos muito mais constantes. Até semanais. Criam uma urgência, com peças que não serão repostas, e acabam vendendo mais vezes para o mesmo público.

Antigamente, times de futebol só tinham segunda camisa para usar quando o uniforme principal era igual ao do adversário.

Atualmente, todo ano tem lançamento de camisa titular, reserva e até a terceira. Às vezes nem param por aí e seguem lançando mais uniformes. E muitas vezes usam as outras versões de camisas mesmo quando jogam em casa.

No Brasil, em outubro, todo clube lança uma camisa rosa por causa da campanha contra o câncer de mama. Muitas vezes são modelos sem muita criatividade, mas já é uma boa “desculpa” para o consumidor comprar mais um produto.

Há anos as marcas esportivas patrocinam até as bolas dos campeonatos. Sempre tem lançamento da bola da Copa do Mundo, Campeonato Espanhol e até o Campeonato Carioca. Mas acharam mais uma oportunidade para criar algo especial e ter mais uma desculpa pra vender.

Na europa é comum usarem bolas laranjas quando jogam na neve. Mas, até hoje, eu não tinha visto nada muito especial.

Aí a Nike aproveitou a deixa e fez uma bola bem colorida para a Premiere League usar no inverno.

Não é só uma bola laranja pra ser usada na neve, tematizaram. Se inspiraram na Pop Art, o que deixa o produto com mais relevância. Não que o movimento artístico tenha uma ligação com o futebol, mas sempre que você consegue algum motivo para agregar valor a um produto, você melhora os resultados. Além de afastar um pouco da necessidade inicial, de destacar da neve, que pode facilitar vendas onde nem tem esse problema.

Deu certo, eu nunca tinha visto nada sobre bola pra neve até esse lançamento. E todo ano eles precisam de uma. Mas sem o tema e o design ousado, não tinham uma boa " desculpa". Desta vez foi assunto no Twitter, o dia inteiro.

Se eu comprasse uma bola dessas iria pra uma prateleira em casa. Nem chutaria. E isso também vale. Principalmente com o crescimento do home office, muita gente passou a se preocupar mais com o que tem nas suas paredes. Uma bola dessas se destaca tanto que funciona muito bem como um enfeite para colocar no escritório.

Aproveitaram a velha prática de criar algo focado em uma estação do ano, que tem uma necessidade específica, e devem faturar mais alguns milhões vendendo mais produto pra quem já era cliente da marca.