• Luizletter
  • Posts
  • Cada um entende o que quer - [Luizletter #16]

Cada um entende o que quer - [Luizletter #16]

Nas redes sociais é cada vez mais comum a interpretação errada vir do receptor de uma mensagem, que já traz uma bagagem pronta para julgar o emissor baseado na sua própria opinião. Sem nem se dar o trabalho de tentar entender direito a mensagem.

Na faculdade de comunicação eu aprendi que a culpa, por uma mensagem ser mal entendida, é do emissor. Simples assim.

Não sei se ainda ensinam do mesmo jeito, acho bem provável que sim. Mas cada dia mais eu vejo o receptor sendo o maior culpado por uma interpretação que não condiz com a ideia inicial.

Semana passada teve um tweet sobre dar um brigadeiro para uma criança que causou confusão no Twitter. Sim, no Twitter isso é caso de discussões acaloradas.

Começou assim:

Não vou colar aqui milhares de tweets com críticas a ele ter dado o brigadeiro escondido. Mas no momento desse print já eram quase 1500 respostas e boa parte disso eram até ataques ao autor.

O tweet podia até não estar completamente claro, concordo. Mas o cara só escreveu uma coisa curiosa que aconteceu no meio de uma festa. Nem pontuação ele colocou. As pessoas que foram lendo e interpretando da maneira que queriam. Muitos, claro, da pior maneira possível.

Eis que aparece mais uma personagem da história, a namorada. Explicando claramente o que aconteceu.

Só faltou ela desenhar o que aconteceu. Difícil tentar deixar a situação mais clara.

Mas nem isso é o bastante pra evitar a reclamação do twitteiro médio.

A pessoa que interpretou como quis, já criticando o autor, ainda foi lá tirar satisfação com a namorada dele. E ainda fechou como se tivesse sido a portadora da verdade e arauta da utilidade pública.

E não foi só esse caso. Várias pessoas que criticaram ainda tentaram manter a crítica reclamando da mensagem.

A pessoa vai lá criticar alguém que tá reclamando de interpretações erradas do tweet, leva mais ume explicação e mesmo assim ainda quer estar certa a todo custo. A culpa é sempre dos outros mesmo que a pessoa tenha entendido errado por que já tava com a crítica pronta na cabeça.

E ela não parou por aí.

Esse aqui é ainda pior. A twitteira logo criou um cenário inteiro onde o cara ofereceu brigadeiro para alguém que não podia comer por ordem dos pais e o autor teria dito que a mãe brigou com ele. Não tem NADA no tweet dele sobre a mãe ter reclamado. Ela se apegou à história que ela criou e não quer desistir de estar certa.

Nesses casos é impossível se comunicar sem ruído. Nas redes sociais tem muita gente pronta para criticar todo mundo por qualquer coisa mesmo que a pessoa não esteja errada. O próprio receptor já cria um cenário na própria cabeça, interpreta baseado nisso e ainda luta para não aceitar a realidade.

Eu até concordo que na maioria das vezes o emissor deve tomar um cuidado redobrado para ser claro. Principalmente pessoas públicas. Mas se ainda ensinarem que a culpa é sempre do emissor, já passou da hora de atualizar.