- Luizletter
- Posts
- Como enfrentar a maior empresa de um mercado?
Como enfrentar a maior empresa de um mercado?
Entender as objeções do seu público alvo levam a desenvolver estratégias de impacto.
Pensa que você vende três softwares que brigam diretamente com os 3 mais populares do mercado, que pertencem a uma das maiores empresas do mundo, que é sinônimo da indústria que atende.
Esse é o problema da Affinity.
Eles têm três produtos que brigam com os três mais populares da Adobe.
Como você pode ver, não só são os mais populares como eles dominam completamente o mercado. E os softwares da Affinity têm exatamente os mesmos focos dos da Adobe. Não têm um grande diferencial, apenas são vistos como substitutos.
A Affinity tem uma clara vantagem, você paga uma vez e usa para sempre. Na Adobe é uma assinatura só com todo o pacote, mas tem que pagar (caro) todo mês.
Fazendo uma comparação nos valores em dólares, para os EUA, a Adobe custa U$ 60/mês e a Affinity cobra U$ 160 para você comprar os 3 apps da empresa. A Adobe tem vários outros, mas não tem um pacote semelhante, então a comparação tem que ser essa mesma.
A Affinity constantemente dá descontos agressivos, de até 50%, mas isso não é o bastante para convencer o público-alvo a mudar de software. O maior problema da empresa nem é tanto o preço (que seria MUITO favorável a eles), é que TODO MUNDO aprende a criar/editar imagens digitais com a suíte da Adobe.
Hoje até tem uma nova geração que tem começado pelo Figma, gratuito em grande parte. E, mesmo assim, isso não ajuda e ainda atrapalha mais um pouco a Affinity.
Eu confesso que em uma promoção eu até já comprei o Affinity Designer (concorrente do Adobe Illustrator) em uma promoção e nunca nem usei… Mas sei que os programas são de excelente qualidade e realmente podem substituir os mais tradicionais.
Como você faz para alguém testar um software novo que vai ter alguma curva de aprendizagem, sendo que o mercado inteiro usa a outra opção que o cliente certamente já domina?
Você pode oferecer um teste de um mês, que é meio que padrão e até a própria Adobe faz o mesmo. Mas isso ainda pode ser pouco para você fazer com que alguém possa dominar tão bem a ferramenta a ponto de até preferir ela em relação à outra.
O que a Affinity fez foi uma excelente maneira de incentivar ainda mais o teste e dar tempo para o usuário dominar a ferramenta. Um teste de seis meses!
Pode parecer bobagem, mas se você usa um aplicativo por 6 meses você se familiariza muito. Descobre que existe vida sem Adobe e que não vai precisar gastar aquela fortuna todo mês. E como a Affinity costuma dar descontos de 50% com boa frequência, certamente vai receber essa oferta ao final do teste. Podendo comprar os 3 aplicativos com um único pagamento de U$ 80. Menos de dois meses de Adobe.
Quando você é o desafiante precisa quebrar uma objeção inicial de quem já é um cliente fiel de outra empresa. Convencer o potencial usuário a testar o seu produto é a melhor maneira de mostrar que ele pode, sim, ser um substituto viável.
E esse longo período de teste serve tanto como um motivo extra para dar uma chance como uma maneira de fidelizar um cliente que ainda nem comprou o seu produto.
Se você também quiser aproveitar esse teste de seis meses é só clicar aqui.
E se quiser elaborar estratégias como essa para a sua empresa, podemos marcar uma call gratuita para conversarmos sobre isso.
Eu tenho outra newsletter mais focada em marketing. A Tendências e Estratégias, que você pode assinar de graça clicando aqui.