- Luizletter
- Posts
- Cursos curtos são uma ótima entrada para conhecer novas áreas [Luizletter #19]
Cursos curtos são uma ótima entrada para conhecer novas áreas [Luizletter #19]
Eu adoro os cursos da Domestika. Costumam ter bons professores, são curtos e têm assuntos bem específicos. Já fiz 18, todos relacionados a arte, mesmo que não seja o único tema que tem no site.
O último que eu fiz foi: "Programação criativa: produza peças visuais com JavaScript".
Eu não tenho nenhuma aspiração a trilhar um caminho de arte através do código. Mas eu já programei (lá quando fiz um ano de faculdade de Engenharia de Telecomunicações) e achei que seria uma boa desculpa pra exercitar. Só me resta mesmo a lógica de programação, que ainda me ajuda muito.
Converso com desenvolvedores sem ser um completo leigo, já usei na época do Futebol Retweet, quando, com um amigo, ajudei a desenvolver um sistema de monitoramento de redes sociais para times de futebol. Eu sabia pedir pra ele funções que eram relevantes para a análise das redes entendendo o funcionamento de um sistema desses. Mesmo sem nem saber qual era a linguagem que ele usava.
Usando um hobby, como arte, como link para me interessar mais em criar algum código, ficou muito mais fácil.
Enfrentei até o terminal do Mac, que sempre me assustou. Mesmo que seja basicamente um MS DOS, que eu usava tranquilamente quando era criança.
Foi legal ir desde algo simples como plotar linhas, como marcações de um relógio.
Transformar isso com, funções aleatórias, em algo abstrato.
Até ter que relembrar um pouco de trigonometria para calcular a distância entre pontos e "mandar" traçar linhas entre os pontos que estivessem mais próximos.
Até chegar a construir um painel de controle para coordenar uma arte que foi programada.
Tudo isso em código, o que é completamente novo pra mim.
Consegui com um curso de duas horas e quarenta minutos de duração. Partindo do zero.
É claro que foi muito mais replicar o que era ensinado do que efetivamente aprender a ponto de já sair criando mais um monte de coisa da minha cabeça. Só que o importante é que eu tive um pontapé inicial. E ainda tive que me virar pra resolver sozinho problemas que surgiam, inclusive no Terminal, porque era tudo com vídeo gravado e ponto. Isso sim ajuda a aprender pra valer. E ainda mostra que se quiser, tem como evoluir.
Não vou evoluir nisso, nem quero. Fiz por curiosidade e pra entender um pouco mais de programação. Posso até fazer outros cursos de desenvolvimento com propósitos específicos, mas não vou me focar nisso a ponto de virar um desenvolvedor.
Foi só um hobby que pode me ser útil profissionalmente por ampliar meu conhecimento numa área que tá próxima da minha. E essa é a graça desses cursos curtos e específicos.
Podemos aprender o básico de qualquer coisa e ver se temos mais interesse para continuar naquele caminho. Ou entender o bastante a ponto de poder conversar superficialmente com áreas diferentes que podem até te ajudar. Na pior das hipóteses, é um hobby mesmo.
Cada vez temos mais opções de cursos nessa linha, como também funcionam as Master Classes.
Em alguns casos podem até ser mais interessantes que algumas aluas que duram um semestre inteiro na faculdade.
Em poucas horas você pode ter aula com um ex Presidente dos EUA, o maior piloto de Fórmula 1 da atualidade ou negociador do FBI.
Inclusive, eu acho que é uma ótima maneira de se tornar mais generalista. Focamos muito em nos especializar em algo, mas existe um valor muito grande em termos experiências diferentes que nos ajudam a achar soluções que especialistas podem não enxergar.
No mínimo já ajuda a ser o famoso profissional em T. Que entende muito de uma área mas tem conhecimentos complementares em outros assuntos.
A minha experiência variada na minha carreira me ajuda demais a ter ideias que correlacionam áreas que não são óbvias. Pra mim, é um dos meus maiores trunfos profissionais, ter trabalhado em coisas tão diferentes.
Mas nem tudo precisa ser aprendido na prática. Um curso de três horas pode já abrir a sua cabeça numa área nova.
A gente não precisa começar uma pós graduação para entender de um assunto. Dá pra começar com um curso curto, que pode despertar mais curiosidade e levar a outros lugares. Ou só termina por ali mesmo que já é o bastante, e não gastou um semestre nisso.
Agora vou lá escolher mais um curso específico sobre alguma coisa de arte.