- Luizletter
- Posts
- Para ser justo não existe uma solução simples
Para ser justo não existe uma solução simples
Divisões justas são complexas e costumam precisar de várias alternativas para funcionar em conjunto.
É muito difícil alocar recursos de maneira justa. Igualdade e equidade são conceitos diferentes que se confundem. Existem condições diferentes que precisam de soluções diferentes para que todos tenham oportunidades semelhantes. Tentando valorizar as diferenças para que seja justo para todos.
Mas é mais fácil falar disso com exemplos.
Divisão do dinheiro no futebol
Uma das maiores discussões no futebol brasileiro é a divisão das cotas de TV.
Como é a principal fonte de receita do esporte no Brasil, é sempre um assunto relevante, principalmente perto de novas negociações.
Para quem não está por dentro, vou simplificar dizendo que existem 3 principais “produtos” nessas cotas:
TV aberta
TV fechada
Pay-per-view
Na TV aberta é se passa na Globo, Band, SBT, etc. TV fechada é a disputa entre SporTV, ESPN e até canais de streaming entraram nessa, já que no Brasil essa propriedade não é separada. E o pay-per-view é para quem especificamente assina o pacote focado só nos campeonatos. Sem necessidade de canal nem nada. Isso falando do Brasileirão, outros campeonatos são diferentes.
A TV aberta é a que tem a maior alcance. É a que todo mundo tem uma televisão pode assistir sem ter que pagar nada a mais por isso. E o clube que sempre tem a maior audiência é o mais popular, Flamengo. Então seria normal que ele tivesse mais jogos transmitidos na TV aberta para a emissora garantir maiores audiências.
Mas a mesma dona dos direitos da TV aberta é a dona do Pay Per View (maior fatia do dinheiro). Então, para eles, faz sentido "esconder o Flamengo da TV aberta para vender mais pay-per-view. Chegando e diminuir em 60% a exibição das partidas na Globo. Como a divisão do dinheiro da TV aberta depende da quantidade de jogos exibidos na TV, de cada time, com isso o Flamengo perdeu receita. Por outro lado, o Flamengo é o clube que mais tem assinantes no pay-per-view. Então é justo que recebam mais pelos assinantes, certo?
É o que acontece hoje, mas muitos outros times querem mexer nisso. É um equilíbrio complicado de se atingir para não prejudicar nenhuma das partes.
Mas, na maioria das vezes, ser justo exige que você tenha mais de uma forma de fazer uma divisão.
Divisão de vagas na maratona de NY
Agora como você faria para distribuir vagas na maratona mais concorrida do mundo? Esse é o problema da organização da maratona de Nova York.
Com o crescimento da popularidade da corrida de rua, além da atratividade da cidade de NY para o turismo, não existe vaga para todo mundo que quer se inscrever na corrida. O evento comporta “apenas" 53.000 participantes.
Se você abre para todo mundo de uma vez (como filas virtuais para comprar ingressos de shows) pode deixar de fora quem chegar depois. Ou fazer como eles mesmos faziam antigamente. Todo mundo se inscreve e depois sorteiam quem participa. A solução mais simples possível, todo mundo tem a mesma chance. Mas isso pode não ser completamente justo.
Na média, tinha muita gente que competia mas sem muito preparo. Acabou virando uma maratona de performance baixa. E isso até prejudicava quem se esforçava para treinar, mas não era sorteado.
Para isso, separaram parte das vagas para quem atingisse certa marcas em outras maratonas. Com tempos diferentes para cada faixa etária. Assim você garantia que boa parte dos participantes seriam pessoas com um bom preparo.
Dinheiro também pode te colocar na maratona de NY. Se você mora fora, existem agências de turismo que oferecem pacotes que incluem até a inscrição na corrida.
Mas você pode conseguir uma vaga com dinheiro que nem é seu. Existem entidades registradas junto à maratona de NY que distribuem inscrições para quem conseguir angariar doações para elas. Ou seja, se você conseguir muitas doações, pode garantir seu lugar na maratona sem nem ter que pagar a mais por isso.
Turistas podem participar da maratona através de agêcias. Mas quem mora em NY, ama correr, mas não tem o desempenho necessário, não tem uma opção além de tentar conseguir doações?
Tem sim.
Se o nova-iorquino quiser muito, existem outras corridas organizadas pela mesma entidade da maratona. E existem vagas reservadas para quem correr 9 delas e ainda se voluntariar em um evento.
E ainda existe o sorteio. Parte das vagas continuam reservadas para quem quiser se inscrever e contar com a sorte.
Sendo assim, a organização da maratona de NY consegue dar oportunidade para dinheiro, mérito, esforço e sorte. Várias alternativas que podem atender a qualquer um. Aumentando as chances para quem mais quer.
Não existem soluções simples para problemas complexos. E, na maioria das vezes, uma única solução não resolve o problema por completo. É necessário analisar o cenário, avaliar as diferenças e construir soluções robustas.
Episódio do Planet Money que explica mais detalhadamente a divisão das vagas na Maratona de NY.
Legalmente Tech: Newletter para o pessoal de direito que curte tecnologia.
Como criar um podcast inteiro em 5 minutos, com Inteligência Artificial.
Além de ser importante conseguir maneidas de ser justo, também é necessário conseguir explicar isso de maneira clara. E aqui tem uma ferramenta pra te ajudar nisso.