• Luizletter
  • Posts
  • Criando um livro personalizado com Inteligência Artificial

Criando um livro personalizado com Inteligência Artificial

Criando um livro personalizado com Inteligência Artificial

Nesse fim de ano vamos viajar para uma casa que alugamos com alguns amigos. Vai ser a primeira viagem da Bela.

Como ela nunca passou tanto tempo no carro, nem tá acostumada a ficar dias fora de casa, pensei em criar um livrinho sobre a viagem que ainda vai acontecer, pra ela já ir se acostumando com a ideia e não estranhar.

Como não sou ilustrador, então apelei pra minha ferramenta favorita dos últimos tempos, o Midjourney.

Comecei criando uma personagem baseada na Bela. Pedi uma menininha linda de cabelos cacheados, num estilo de desenho infantil. E gostei desse resultado.

Mas como eu não defini um estilo muito específico, acabou sendo muito genérico, não consegui replicar muito bem o traço. Mas removi o fundo e usei só a menina de exemplo para o Midjourney criar imagens baseadas nela. O que ajuda a dar uma unidade.

Aí fui fazendo um trabalho braçal de ir criando imagens e modificando o prompt para ajustar ao que eu queria.

Nesse exemplo tem a versão da esquerda que ficou com o carro legal, mas eu não tinha colocado que deveria estar feliz. Aí eu refiz pefindo mais felicidade, mas acabou que ficou sem fundo e o carro mal aparecia. Um dos maiores problemas de criar imagem por texto é conseguir ir fazendo pequenos ajustes. Em geral, é ir mudando o texto pra recriar tudo.

Mas aproveitei outra solução de AI, o DALL-E. Que tem uma função que eu consigo editar uma área de uma imagem já pronta. Aí eu pedi para colocar o banco de trás de um carro e o serviço expandiu o fundo.

Mas tinha ficado sem céu. Aí eu usei outra ferramenta que conta com Inteligência Artificial, o editor de céu no Photoshop. Eu só selecionei o que eu queria e ele mudou ali atrás.

Teve uma imagem que eu tive muita dificuldade de conseguir uma boa opção. E a que eu gostei foi mais uma que eu esqueci de colocar happy. Então ficou legal, mas sem sorriso.

Aí usei mais uma ferramenta de Inteligência Artificial do Photoshop, os filtros neurais. Tem um de retrato que eu posso deixar a pessoa mais feliz. Ficou sutil mas melhorou bastante o resultado. A imagem da esquerda é a original e na da direita dá pra notar a mudança de humor da Bela.

Outro problema recorrente dessas gerações de imagem são dedos das mãos. Muitas vezes ficam embolados, em quantidade errada, é uma das maiores falhas do serviço. Aí eu fiz alguns ajustes, manualmente, no Photoshop. Assim como também tirei uns detalhes da imagem original, mais uma vez usando AI, com o Content-Aware Fill, do Photoshop.

Eu sempre digo que no nível que essas gerações de imagem estão hoje, ajudam MUITO mas ainda não substituem o trabalho de um designer. Quando tentei usar a imagem original da personagem da Bela (a primeira do texto) tudo vinha com fundo de floresta. Aí quando tirei o fundo e deixei branco, muitas imagens ficaram assim:

Aí tive que jogar lá no DALL-E e no Photoshop pra ir ajustando e deixar assim:

Pra finalizar, eu queria colocar pequenos textos. Aí fui na mão mesmo, usei o Procreate no iPad pra ficar feito a mão (pelo menos uma coisa, né?).

Fiz um gif com o resultado final de todas as páginas e agora vou levar numa gráfica para imprimir pra Bela!