• Luizletter
  • Posts
  • A Inteligência artificial capta a essência para criar imagens

A Inteligência artificial capta a essência para criar imagens

Mesmo prompt com as duas cidades para ver como a AI vê cada uma

Uma coisa que gosto muito no Midjourney é criar as imagens na maluquice que é uma timeline do Discord. Inicialmente é algo bem caótico, mas depois que você se acostuma fica mais fácil de usar. E, o principal, você vê as criações dos outros.

Uma das melhores maneiras de aprender é através de exemplos. E ali você vê várias pessoas testando diferentes prompts para criações variadas.

Nisso eu vi um resultado muito legal de um prompt simples. Aí eu copiei o prompt e criei imagens a partir das exatas mesmas palavras. Faço isso para "salvar” o estilo no meu perfil do Midjourney. Assim, sempre que preciso de referências, elas já estão salvas no meu próprio link.

Fica salvo assim. Imagem (ou imagens) com o prompt e lá em baixo o resto dos detalhes. Até os modificadores, em verde.

Era uma foto no estilo street photography, em Nova Iorque, com alguns detalhes que reforçam as características que a imagem final deve ter. E ficou bem com cara de NY mesmo.

Mas é fácil dar uma personalidade da cidade mais famosa do mundo. Então eu quis testar se o Midjourney conseguiria fazer o mesmo com Brasília. Geralmente já é complicado pra essas AIs pegarem informações que não sejam em inglês e que não sejam tão famosas. No geral até conseguem, mas não costuma ter o mesmo nível. Porque tem menos conteúdo para elas aprenderem mesmo. Mas testei.

O prompt foi:

Street photo in Brasilia, medium shot, natural lighting, shot on fujifilm, detailed and realistic environment, cinematic —ar 2:1

O —ar 2:1 é o que define a proporção da imagem.

E os resultados não me decepcionaram.

Apesar de não mostrar nenhum ponto turístico da cidade, que seria até mais óbvio, o Midjourney capturou o Look and Feel de Brasília. Não é nenhum lugar real, mas tem as características de várias áreas da cidade.

Por exemplo, isso aqui parece muito com a área da parte de cima Rodoviária do Plano Piloto.

Aqui parece até o Setor Comercial Sul.

Esse aqui de baixo eu nem sei onde parece, mas eu acreditaria com faciliade que é algum lugar de Brasília.

E não é só no Plano Piloto. a foto seguinte parece ter sido tirada no Guará, Taguatinga, ou algo assim.

E essa aqui podia facilmente ser no Núcleo Bandeirante.

É impressionante como o Midjourney conseguiu ir além da arquitetura mais óbvia e captou a essência da cidade, e até das satélites.

Depois eu tentei mais uma comparação entre Nova Iorque e Brasília. Os rooftops da cidade americana são bem famosos. Então era fácil conseguir imagens legais de lá.

New York city rooftop, dramatic lighting, neon lights, moody, cinematic lighting, realistic photography, 4k, sharp - focus, intricately - detailed, diffuse - back - lighting, award - winning photograph, small - catchlight, low - contrast, High - sharpness, depth - of - field, ultra - detailed photography, raytraced, global illumination —ar 2:1

Brasília não tem a mesma tradição de terraços. Nem de perto. Aí que queria ver como o Midjourney ia se virar.

Brasilia rooftop, dramatic lighting, neon lights, moody, cinematic lighting, realistic photography, 4k, sharp - focus, intricately - detailed, diffuse - back - lighting, award - winning photograph, small - catchlight, low - contrast, High - sharpness, depth - of - field, ultra - detailed photography, raytraced, global illumination —ar 2:1

Dá pra ver que tem inspiração na arquitetura da cidade, mas não tem a mesma essência, até porque é algo que não é uma tradição em Brasília.

De qualquer maneira, é muito legal ver que o Midjourney se esforça. Ele entende o comando e entrega. E mesmo com pequenas alterações num prompt conseguimos resultados bem diferentes.

Depois eu aproveitei que já tava com a mão na massa e continuei mudando só o nome da cidade (daquele prompt lá de cima, não dos rooftops) para lugares fictícios.

Tatooine ficou assim:

Já o Condado, do Senhor dos Anéis, ficou desse jeito:

Gotham City ficou tão a cara do filme do Matt Reeves que parecem até frames retirados de lá.

BÔNUS

Quem se interessou por criar mais imagens com inteligência artificial pode se interessar por esse site, que tem muita coisa legal. Desde uma lista (com imagens) de estilos e artistas que você pode pedir para o Midjourney emular a tutoriais mais complexos.

E quem está curtindo o conteúdo sobre inteligência artificial, pode entrar no grupo de Amigos de Robôs onde a gente troca umas informações sobre AI, sem entrar muito na parte técnica. Sendo acessível a todos.

Quem quiser dar uma olhada nas mais de mil imagens que já fiz no Midjourney, tem meu perfil. Dá pra seguir, se você já tiver se cadastrado lá.

Para fechar, se muita gente tiver curiosidade mas ainda não conseguiu começar a brincar no Midjourney, eu posso fazer um guia. Mas preciso me comentem, mandem mensagem, ou email me falando que existe o interesse.

»»» Para assinar a luizletter é só clicar aqui.