Fui abordado por um fã

Eu nunca imaginei que isso aconteceria, afinal, não sou famoso. Mas eu estava com a família no Gilberto Salomão, passando no banco antes de viajar, e veio um segurança do centro comercial na minha direção e falou "Luiz Filipe?".

Levei um susto. Como que ele sabe o meu nome? Aí eu confirmei que era eu mesmo e ele me falou que era meu fã e que me acompanhava desde a época do Zoológico. Elogiou o trabalho que fiz lá e disse que ainda me segue no Twitter. Mesmo sem ter mais nenhuma ligação com o conteúdo que eu fazia no Zoo. O que foi há mais de quatro anos.

O mais curioso é que quando trabalhei no Zoológico eu não colocava minha arroba nem meu nome. Eu fazia um vídeo inicial "Agora o Fulano vai explicar porque tem mato alto neste recinto..." e colocava o especialista para explicar. A minha função ali era ser o rosto reconhecido pelo seguidor para criar uma conexão e passar a bola pros profissionais das áreas. Às vezes um deles falava algo como "Como o Luiz disse...". Era essa a maneira de saber meu nome, o seguidor tinha que estar bem atento ao conteúdo.

Quando o Zoo de Brasília organizou o congresso nacional de Zoológicos eu ajudei na visita guiada ao Parque. Porque tinham muitos interessados e a Diretora de Bem-Estar animal não conseguia guiar o grupo inteiro. Pediu a minha ajuda e eu fui explicando pra metade dos visitantes. Já que era um conteúdo que eu sabia repetir, já que criava esse tipo de conteúdo toda semana, com a própria Diretora.

E nessa visita guiada já tinha muita gente me chamando pelo nome antes mesmo de eu me apresentar. Validando que eles realmente acompanhavam o Instagram do Zoo. E mostrando a importância de ter um rosto nas redes sociais, mesmo sendo uma empresa ou algo parecido. Seres humanos gostam de ver seres humanos.

Anos depois de sair do Zoo fui ajudar a minha mãe no dia de vacinar o gato dela e a veterinária que foi aplicar a injeção também me reconheceu do Zoológico.

Isso mostra como o um rosto ajuda na conexão com os seguidores. Até por isso vemos tantos influenciadores se destacando. E até influenciadores digitais sendo adotados por empresas.

Prestamos muito mais atenção quando tem uma pessoa falando. Claro que é ótimo intercalar com imagens, mas um rosto chama o foco no assunto.

Sem uma conexão clara com outra pessoa o conteúdo não fica tão claro nem nossa atenção é tão grande. E pode afetar até a credibilidade por não termos alguém para "validar" aquela informação. Até em jornais na TV você mostra apresentadores e repórteres mesmo que a imagem do acontecimento seja mais importante.

A Twitch tá cheia de vídeos de react, como os do Casimiro, sempre com o quadradinho com o streammer aparecendo ou até intercalando com a pessoa em tela cheia. A presença de um rosto faz muita diferença.