- Luizletter
- Posts
- O que é inspiração e o que é cópia?
O que é inspiração e o que é cópia?
Referências nos ajudam muito a criar, mas às vezes vai além disso e vira um plágio
Revendo umas fotos antigas, achei uma de quando fui ao Metropolitan Museum, de Nova York, com meu avô.
Ele entendia MUITO de arte. Ir a um museu com ele era como ir com um guia que te conhece e sabe o que vai ser mais interessante para você. Sempre apontando e explicando.
Numa dessas, ele apontou para dois quadros que estavam um do lado do outro e me perguntou se eram do mesmo artista. Eu respondi que sim, porque eram muito parecidos. Até tirei uma foto deles no dia:
O da esquerda é do Picasso, que todo mundo conhece. O da direita é do Georges Braque que, apesar de muito relevante, é bem menos conhecido. Muita gente já pode sair dizendo que o Braque copiou o Picasso. Mas eles eram amigos e chegavam a trabalhar no mesmo ateliê. Coisas que meu avô sabia de cabeça.
Sendo dois artistas que além de amigos trabalhavam juntos, certamente fez com que eles chegassem a resultados muito semelhantes. Bebiam das mesmas fontes, trocavam experiências e evoluíam de maneira muito semelhante.
Mas obras muito semelhantes não costumam ter motivos tão claros e muitas vezes terminam no tribunal.
O Ed Sheeran teve que tocar várias músicas com os mesmos acordes para provar pro juiz que não tinha plagiado o Marvin Gaye. Ele quis mostrar que os acordes eram comuns, então não era um plágio.
Sem dúvida nenhuma, ele já tinha ouvido Let's Get It On na vida. E deve ter ficado escondido lá na memória que ele pode nem ter notado que estava criando algo tão próximo.
É muito subjetivo o que é inspiração ou cópia. Acaba que vai muito do argumento que você usa.
O Vanilla Ice tentou justificar assim o plágio de Under Pressure
Foi tão ruim que anos depois ele mesmo assumiu que estava sendo um imbecil nessa entrevista.
Acabou que ele COMPROU os direitos de Under Pressure, que eram mais baratos que o processo todo, e resolveu o problema.
Quantas vezes você não pensou uma coisa e depois viu outra falando exatamente a mesma coisa? Ou fez um Tweet e logo depois descobriu que tinha um igual, anterior ao seu?
O excelente livro Roube como um Artista, do Austin Kleon, fala muito sobre o processo criativo baseado em referências e influências. Te sugerindo copiar um artista até chegar num nível que você passa a criar a sua própria versão.
Estou longe de ser um artista, mas sempre gostei de procurar referências quando trabalhava com design. E tenho esse costume para tudo. Gosto de ir atrás de trabalhos semelhantes mesmo que nem sejam iguais até para poder mostrar a referência para outras pessoas.
Quando trabalhei no Zoológico eu virei o blogueirinho do Zoo. Mas não tinha nenhum outro Zoológico fazendo a mesma coisa no mundo. Eu seguia vários mas não conseguia achar nada igual para eu mostrar para o diretor e conseguir aprovar. Mostrando outras referências eu não consegui a aprovação. Aí eu mesmo tive que criar no meu perfil pessoal o conteúdo que eu queria fazer, publicar, e assim mostrar para a direção. Só assim consegui a liberação.
Eu fui gênio de inventar o blogueirinho do Zoológico? Não. Eu tinha referências do que acontecia no mercado e consegui uma maneira de adaptar isso para o meu trabalho e aproveitar o melhor da mídia. Assim eu usava uma linguagem que os seguidores já estavam acostumados para tratar de assuntos relevantes ao Zoo. Eu “roubei" de vários influenciadores.
Até em casos que nem imaginamos podem existir esses questionamentos de plágio, coincidência ou inspiração.
Do discurso que a Melania Trump teria copiado da Michelle Obama até plágio na tese de doutorado do Martin Luther King.
Até os negócios estão cheios de cópias. O Elon Musk está ameaçando processar a Meta por causa do Threads.
Eu mesmo já fiz uma proposta de arte para o Flamengo, na época que o Twitter ainda era mato e o clube só postava a escalação em texto. Que depois serviu de inspiração para a arte oficial que o clube usou, lá em 2015.
A minha arte:
A arte do Flamengo:
E muitas vezes pode ser apenas uma coincidência.
Os dois filmes abaixo são sobre mundo acabando por causa de meteoros caindo na terra e foram lançados com apenas 3 meses de diferença. Não tem como criar um filme nesse tempo, foi só uma grande coincidência mesmo.
A não ser que tenha algum caso MUITO claro de cópia, eu costumo acreditar que foram só ideias semelhantes. Partindo, possivelmente das mesmas referências.
E como o Austin Kleon mostra no livro dele, muitas vezes, copiar faz parte do aprendizado. Até você conseguir chegar num ponto que passou da cópia e ficou autoral. Mas ter referências e inspirações faz parte do processo criativo.
LINKS
Braincast sobre direitos autorais, que fala muito sobre o que é cópia ou não.