• Luizletter
  • Posts
  • O que o Spotify nos conta sobre quem ouve Podcasts - Luizletter #26

O que o Spotify nos conta sobre quem ouve Podcasts - Luizletter #26

O Spotify fez um levantamento sobre o comportamento de ouvintes de podcasts, na própria plataforma. O Fan Study podia ser um pouco mais completo e ter algumas segmentações, mas já tem informações interessantes.

É curioso como os comportamentos de regiões é tão diferente.

O gênero favorito da América Latina, disparadamente, é Ficção. Já EUA e Canadá são, de longe, as regiões que mais ouvem conteúdo infantil e familiar.

Eu gostaria de ver um recorte do Brasil porque é comum que o nosso país destoe do resto do continente. A minha impressão era que pouca gente consumia podcasts de ficção por aqui, mas pode ser só um olhar na minha bolha. Por isso que seria legal poder fazer recortes mais focados nesse levantamento.

Outra informação curiosa é a sobreposição de gêneros. Ou seja, quais assuntos que têm uma audiência que gosta de ambos os temas.

Esse gráfico é um pouco mais difícil de entender, porque ele é baseado em fãs de uma categoria (coluna vertical, à esquerda) que também gostam de outro tema (linha horizontal, em cima). Não é um gráfico espelhado, o principal é a categoria que está à esquerda.

Émuito curioso como quem ouve podcasts de Crime Real (última linha) consome também muito de vários outros gêneros. Como Sociedade & Cultura, Saúde & Fitness e Humor. Mas quem consome primariamente os outros gêneros não tem tanto interesse pelos programas sobre crimes.

Mas, pra mim, o gráfico mais relevante é o próximo. Apesar de não ser muita novidade.

Mesmo podcasts de longa duração têm uma taxa de audição altíssima. Todas as categorias têm mais de 70% de cada episódio ouvido, em média. É muito mais que outros tipos de mídia, como textos e vídeos. O público de podcast não costuma abandonar o episódio.

Vale muito a pena dar uma olhada no Fan Study. Tem outros insights, mais gráficos e os textos de apoio são em português. Tem até outros links úteis de mais conteúdos do Spotify, como esse estudo sobre consumo da Geração Z.