- Luizletter
- Posts
- Playlists que vão além das músicas
Playlists que vão além das músicas
Usos criativos de playlists que podem te ajudar a se concentrar, cozinhar e até salvar vidas.
Música nunca foi tão acessível quanto é hoje. Antes precisava de um disco de vinil enorme, para ouvir em casa, depois ficou mais portátil com as fitas K7 e CDs, aí vieram os players de MP3.
Mas hoje você pode ouvir praticamente qualquer música sem nem ter o arquivo baixado. É só achar ela no seu serviço de streaming.
E você pode até contar com a ajuda de outras pessoas para escolher o que vai ouvir. Pode aproveitar playlists feitas por completos desconhecidos que tenham temas específicos.
Se os sons externos do seu quarto te atrapalham a dormir você pode colocar sons de chuva para ajudar.
Precisa se concentrar? Tem playlist pra isso também.
E como dá para ver nessa seleção de playlists aí em cima, não existe mais só o ruído branco. Existem ruídos pretos, marrons, rosas, tem um ruído diferente para cada necessidade.
Com tanta facilidade e alcance (existem playlists dessas com milhões de assinantes) aera claro que empresas iam aproveitar para pegar carona.
A Nike não perdeu a oportunidade e tem lá a sua playlist de músicas para correr.
Já o KFC fez um uso mais criativo. Aproveitou que a marca é citada em várias músicas e montou uma playlist em homenagem à própria empresa. Tem Kendrick Lamar, Beastie Boys e até Madonna na lista.
Das empresas que eu encontrei usando playlists no Spotify, a mais criativa foi a Barilla. E o mais surpreendente é ver uma marca de massas criando uma playlist que é realmente útil para quem compra os produtos da empresa.
Eles criaram diferentes playlists com tempos de duração cronometrados para o tempo de cozimento de diferentes tipos de massa deles. Assim a empresa garante que você vai ter uma experiência ideal com o produto sem precisar fazer algo sem graça como olhar nas instruções o tempo de preparo e colocar um timer. Vê qual é a playlist do produto que você está cozinhando e dá o play. Quando terminar é só apagar o fogão e terminar a receita.
Acho que as pessoas realmente usam as listas pra isso? Duvido… Uma vez ou outra pela graça. Mas mesmo assim já é uma maneira criativa de divulgar a sua marca sendo útil. E, bem ou mal, a playlist do Spaghetti N.5 tem mais de 23 mil assinantes.
Mesmo assim, esse ainda não é o uso mais criativo que eu vi de uma playlist.
Para você fazer o procedimento de reanimação cardiorrespiratória deve pressionar o peito, de quem está precisando de ajuda, em um ritmo específico e contínuio.
Curiosamente, é o mesmo ritmo da música Staying Alive.
Claro que no Spotify existem várias playlists só com músicas nessa frequência de 100 BPM, para ajudar quem precisar fazer o procedimento mesmo sem muita experiência.
O uso criativo de ferramentas do dia-a-dia, como o Spotify, pode ser útil para te ajudar a dormir, no marketing, e até salvar vidas.