• Luizletter
  • Posts
  • Somos influenciados o tempo todo - Luizletter #12

Somos influenciados o tempo todo - Luizletter #12

Todo mundo quer acreditar que é único e toma decisões se baseando apenas no que pensa. Mas muitas das nossas ações são reações ao que vemos e ouvimos.

Por muitos anos, novelas lançaram músicas e levaram bandas ao estrelato. Todo dia na TV de maior audiência tocando as mesmas músicas, criaram até o mercado de trilhas sonoras de novelas, que chegavam a ter um álbum nacional e outro só de músicas estrangeiras.

Trilhas sonoras de filmes também sempre foram influentes. E não tem tanto tempo assim, tinha banda brigando pra entrar no álbum dos filmes da Saga Crepúsculo ali em 2010.

Hoje tem outra mídia que tem sido até mais eficiente em fazer músicas caírem no gosto popular. O TikTok tem sido diretamente responsável por mexer nas listas de mais tocadas do Spotify.

70% das músicas mais tocadas no Spotify em 2020 viralizaram no TikTok. Até por isso, um influenciador pode ganhar até R$ 60 mil para divulgar uma música. O funcionamento da rede social divulgando as tendências e instigando a criação de desafios faz com que as músicas se espalhem com tanta facilidade.

Mas até aí é bem normal. Todo mundo descobre música por acaso quando tá passando em algum lugar. Não tem muita novidade.

Só que não é só com música que somos influenciados. Não tem muito tempo, muita gente se interessou pela cotação do Won, moeda da Coréia do Sul.

O culpado é um seriado coreano.

Round 6 foi a obra mais vista da Netflix, no mundo. E gira em torno de uma disputa por dinheiro, toda hora citando valores que, para nós, não fazem nenhum sentido. Mas como as pessoas são curiosas, as pesquisas pelos valores da moeda coreana dispararam.

Ainda falando de seriados da Netflix, O Gambito da Rainha teve outro efeito colateral: Aumentou o interesse por xadrez.

O lançamento da série fez o número de inscrições diárias, do chess.com, subir de pouco mais de 25 mil por dia para até 150 mil inscritos num período de 24 horas.

E não foi só isso. Antes do boom de novos inscritos, apenas 22% dos usuários do site eram mulheres. Depois do lançamento do seriado estrelado pela Anya Taylor-Joy subiu para 27% de mulheres.

Um outro reflexo de uma obra audiovisual que impactou na vida real é o filme da Marvel, Eternos.

Uma das personagens do filme é surda, e acabou refletindo num aumento de 250% nas pesquisas por “aprender linguagem de sinais para iniciantes”.

Podemos ser influenciados para consumir mais alguma coisa, mudarmos um hábito ou até para termos preocupações mais inclusivas. Nem sempre a influência é algo ruim, mas estamos sempre sendo impactados por coisas que vão refletir nos nossos comportamentos.