- Luizletter
- Posts
- Taylor Swift impulsiona a economia e Beyoncé aumenta a inflação na Suécia
Taylor Swift impulsiona a economia e Beyoncé aumenta a inflação na Suécia
A indústria do entretenimento movimenta tanto dinheiro que uma turnê, ou o lançamento de um jogo, podem até influenciar na inflação de um país.
Cantoras famosas movimentam muito dinheiro, não. tem nenhuma novidade nisso. Mas eu confesso que fiquei um pouco assustado quando li uma notícia falando que a turnê da Taylor Swift ia impulsionar a economia. E quem disse isso não foi um fã clube da cantora, foi o Federal Reserve (Banco Central dos EUA).
A Eras Tour da Taylor Swift está fazendo história não apenas na hora de vender ingressos.
São 131 shows da Eras Tour em 5 continentes. E eles vão gerar um impacto financeiro maior que o PIB de 35 países. A estimativa é que os fãs da cantora movimentem, entre receitas diretas e indiretas como passagens e reservas de hotéis por exemplo. Cerca de USD 4.6 bilhões!
Por exemplo, Chicago bateu o recorde de reservas de hotéis no fim de semana da turnê. Gerando 39 milhões de dólares só com hospedagem.
E isso não é só um caso isolado
O Governo Sueco divulgou que teve uma inflação acima do esperado. E os economistas do Danske Bank atribuíram tal aumento de inflação à Beyoncé.
A cantora começou sua turnê pela capital sueca e, segundo os economistas, isso fez com que os shows de Estocolmo fossem muito mais concorridos. Fazendo os preços dos ingressos ficarem 10 vezes mais caros que os de Los Angeles e Nova York, por exemplo. Além de terem aumentado os preços dos hotéis e todo aquele efeito dominó de muita gente gastando muito dinheiro ao mesmo tempo. Atribuíram a esses dois shows um aumento de 0,2% na inflação do país. Não parece muito, mas num total de 8,2%, o efeito Beyoncé mexeu na economia da nação inteira em 2,5%. Um único fim de semana.
Tudo bem que a Suécia é um país pequeno e sente muito mais esse tipo de mudança, mas ainda assim é impressionante.
Não são só artistas que impactam na economia
Existem mais fatores aleatórios que podem impactar na economia e a gente nem imagina.
A agência governamental do Reino Unido atribuiu parte do aumento de inflação no país, em maio, ao "efeito dos serviços culturais, especialmente os preços dos eventos de música ao vivo, jogos, brinquedos e hobbies (especialmente jogos de computador)".
Parece meio amplo, mas o período combina perfeitamente com o lançamento do jogo Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, o mais vendido em maio, no Reino Unido.
Não subestime fenômenos culturais
Jogos de videogames podem custar mais de um bilhão de dólares para serem criados. Turnês têm ingressos caríssimos e mesmo assim contam com grandes patrocínios.
E tudo isso faz muito sentido porque são eventos tão impactantes que chegam a criar reações em economias de países.
O volume de dinheiro movimentado pelo entretenimento é tão expressivo que chega a interferir na economia de países, mesmo que seja só um fim de semana de shows ou o lançamento de um "joguinho" novo.