- Luizletter
- Posts
- O Threads é só a pontinha do iceberg que é o Fediverso
O Threads é só a pontinha do iceberg que é o Fediverso
A nova aposta em rede social da Meta vai além do óbvio sem abrir mão do que já conquistou
Confesso que eu não tinha ouvido falar sobre Fediverso até entrar no Threads. E achei lá dentro, sem querer, uma mensagem que falava sobre isso. Tão escondida que eu nem conseguia encontrar novamente.
Fiquei curioso que a nova rede social do Zuckerberg citasse uma outra, como o Mastodon, e ainda falasse na interação com outras plataformas.
O Fediverso é uma uma rede social descentralizada composta por várias plataformas conectadas. Mais ou menos como se fosse uma API que ajudasse as redes sociais a interagir entre elas. Você poderia publicar uma foto no Instagram, que ia aparecer no Twitter onde iam comentar e você conseguiria responder no Facebook.
Tem um link do próprio Instagram (em inglês) explicando o funcionamento do Fediverso.
Não vou entrar na parte técnica porque nem é a minha especialidade nem é o tipo de assunto que quem assina a newsletter espera ver aqui. Mas esse caminho é ainda mais relevante se pensarmos nas implicações futuras das redes do que a parte tecnológica.
À primeira vista pode parecer estranho o Zuckerberg querer partir para um caminho mais aberto. Mas ele está fazendo isso com a rede nova dele. Não foi logo abrindo Facebook e Instagram. Usuário é a moeda mais importante de uma rede social, é quem faz ela gerar dinheiro. Então ele não vai facilitar tanta integração com o tesouro dele. Faz isso onde tem espaço para crescer rápido e está chegando mais cedo que os outros maiores competidores. Então tem uma boa chance de virar o padrão para quem aderir ao Fediverso.
E esse tipo de movimento é algo que pode impactar bem além do Threads. Pode ser um novo ecossistema de redes sociais integradas e a Meta já vai estar lá dando as cartas.
O maior diferencial do Threads
Apesar de ser uma cópia óbvia do Twitter, a parte mais genial do Threads é o onboarding. Se o Mastodon pede até pra escolher domínio na hora de fazer login, o que o usuário médio nem vai entender, o Threads não precisa nem de criação de conta. Você já usa a do Instagram e ainda recebe a opção de seguir todo mundo que já acompanha na rede social de fotos e vídeos.
Os dois maiores problemas estão resolvidos instantaneamente. Aquisição de novos usuários e volume de conteúdo.
O Blue Sky até agora precisa de convites e tem muito pouca gente usando porque tem pouca gente pra seguir então não adianta ficar falando pra ninguém. Melhor continuar no Twitter.
O próprio Zuckerberg, recentemente, teve problemas com falta de usuários e barreira de entrada. O falecido Metaverso sofreu com isso. Pouca gente realmente se interessou de verdade. Tinha mais hype para empresas parecerem modernas indo pra lá do que usuários reais interagindo por lá. E ainda tinha o problema de precisar de um capacete pra aproveitar melhor a experiência.
Mas o Metaverso também era descentralizado. Talvez essa tenha sido uma experiência positiva no projeto que afundou (por enquanto).
Aproveitando o Fediverso para potencializar o alcance do Threads, fazendo a Meta alcançar ainda mais longe os usuários em plataformas que não são da Meta, pode ser uma excelente maneira de crescer de modo diferente.
E ainda consegue fazer isso sem precisar abrir Facebook e Instagram. Aproveitam o melhor dos dois mundos.
Pra Meta é ótimo, você até queira comprar umas ações agora. Mas e para nós?
Eu diria que também é uma boa.
Eu estou no Twitter desde 2008. Uso TODO DIA. Já foram quase 300 mil tweets, tenho mais de 10 mil seguidores, não é fácil me tirar de lá. E é o mesmo com vários outros twitteiros fiéis. Mas desde que o Elon Musk comprou a rede, ele vem piorando a experiência. Principalmente para quem não paga o Twitter Blue.
Até agora não existia uma ameaça real ao Twitter. Agora tem. Então a rede social do passarinho azul vai precisar se esforçar para manter ativos seus usuários. Inclusive os que não pagam. Não dá mais tirar função que era gratuita e jogar só para os pagos. Nem todo mundo é como eu, a maioria pode virar a casaca com facilidade se tiver uma boa alternativa.
O Twitter ainda pode ficar isolado se não aderir ao Fediverso. E eu acho que não vai aderir, não facilitar a saída de seus usuários para alguma experiência melhor. Vão ter que melhorar muito a plataforma para agradar quem já está lá e ainda conseguir crescer com novos usuários.
Threads x Twitter
O Threads vai matar o Twitter?
Existe uma diferença grande no perfil de usuários de Twitter e Instagram/Facebook. No Twitter, você segue as pessoas mais por afinidade que por conhecer de verdade. Não é onde você vai trocar mensagens e curtidas com família e amigos. É onde vai xingar juiz durante jogo de futebol ou acompanhar as novas tendências em Inteligência Artificial. É um refúgio para quem quer ser mais sincero sem se preocupar com o que os colegas de trabalho vão ler. Importando seguidores do Instagram a Meta continua com o mesmo perfil. Não é exatamente ruim, mas ainda dá ao Twitter um diferencial que pode ser explorado.
E o Threads nem tem uma timeline minimamente cronológica e, a princípio, nem planeja ter. O que faz com que a plataforma não seja tão útil quanto o Twitter para acontecimentos ao vivo. De jogos de futebol a guerras do outro lado do mundo.
Respondendo a pergunta que abriu essa área aqui, eu não acho que o Threads vá matar o Twitter porque mesmo que a rede do Meta seja uma cópia do microblog, são comportamentos diferentes de públicos diferentes. Mas existe um grande risco do Twitter cometer suicídio. Se continuar tomando decisões erradas atrás de decisões erradas, os fiéis twitteiros vão ter um novo refúgio.
Links
| Indicações
|