- Luizletter
- Posts
- Times de futebol também têm Branding
Times de futebol também têm Branding
Conexões entre torcida, cultura e identidade e rivalidade

E não estou falando de escudo, cores, essas coisas. Estou falando da personalidade deles.
Existem clubes tão comprometidos com alguns posicionamentos que até no estatuto existe a obrigação de seguir certa regra.
Como, por exemplo, O Athletic Bilbao.
Athletic Bilbao
O clube foi fundado por britânicos e jovens da elite local, mas acabou se tornando um símbolo da identidade basca, adotando uma política que apenas aceita jogadores nascidos, desenvolvidos ou com ascendência no País Basco.
O Athletic tem uma história repleta de sucessos, sendo o primeiro clube a vencer um campeonato nacional na Espanha e mantendo-se até hoje como um dos únicos três clubes que nunca foram rebaixados da primeira divisão espanhola. Mesmo, praticamente vivendo apenas de ter jogadores criados pela base do próprio clube.
A alma do clube está acima da busca desenfreada por competitividade. E mesmo assim, o clube nunca caiu para a segunda divisão.

Curiosamente, hoje o Athletic tem entre seus principais jogadores, dois negros. Os irmãos, filhos de ganeses são ídolos do clube e atendem à regra de terem nascido no país basco. Contam com todo o apoio da torcida, mesmo num país que tem tido recorrentes episódios de racismo (inclusive contra um dos irmãos). O que deixa claro que o posicionamento do clube, e torcida, tem realmente o foco em exaltar os locais. Não aquele tipo de nacionalismo xenófobo que pode parecer quando pensamos numa regra que proíbe quem não nasceu na região. Mas não virou uma desculpa para ter algum tipo de preconceito com os outros.
Existem até clubes que são tão focados na parte social que o futebol profissional é completamente secundário, segundo os próprios princípios fundamentais.
St. Pauli
O St. Pauli tem uma forte ênfase na responsabilidade social e na comunidade, colocando isso acima do desempenho esportivo. Seus Princípios Fundamentais refletem um compromisso com a integração social, a identidade comunitária, a autenticidade esportiva e os valores de tolerância e respeito. O clube é reconhecido por sua postura política de esquerda e ativismo social, e seus torcedores são conhecidos por defenderem causas progressistas.
Princípios Fundamentais do St Pauli:
"Em sua totalidade, constituído por membros, staff, torcedores e oficiais honorários, o St. Pauli FC faz parte da sociedade que o envolve e por isso é afetado direta e indiretamente pelas mudanças sociais no âmbito político, cultural e esferas sociais."
"O St. Pauli FC tem consciência da responsabilidade social que isso implica, e representa os interesses de seus membros, staff, torcedores e dirigentes honorários em questões não restritas apenas ao âmbito do esporte."
"O St. Pauli FC é o clube de um determinado bairro da cidade e é a isso que deve a sua identidade. Isso lhe confere uma responsabilidade social e política em relação ao bairro e às pessoas que aí vivem."
"O St. Pauli FC pretende transmitir um certo sentimento de vida e simbolizar a autenticidade desportiva. Isto permite às pessoas se identificarem com o clube independentemente dos sucessos desportivos que possam alcançar. Características essenciais do clube que estimulam este sentido de a identificação deve ser homenageada, promovida e preservada."
"Tolerância e respeito nas relações humanas mútuas são pilares importantes da filosofia do St. Pauli."

Embora tenha uma história modesta em termos de sucesso esportivo, o St. Pauli é admirado por sua cultura distinta e preocupação com questões sociais, destacando-se como um exemplo de como o esporte pode ser usado para promover mudanças positivas na sociedade.
Esportivamente o St Pauli é até bem irrelevante. Mas fica bem claro que eles nem se importam muito com isso. A alma do clube é tão forte que se basta, sem precisar de títulos.
Times maiores e vencedores também têm suas personalidades.
E os clubes de alto nível?
Mesmo que o foco principal de um clube seja o desempenho esportivo, ele tem como ter sua própria personalidade.
O Liverpool é reconhecido não apenas por seu sucesso no futebol, mas também por sua identidade única e poderosa no mundo do esporte. O clube é mais do que uma equipe de futebol; é uma instituição que tem uma relação profunda com sua comunidade e valores que ressoam em seus torcedores em todo o mundo.
Na parte visual, se destaca por sua cor vermelha distintiva e seu emblema, o Liverbird, um símbolo da cidade de Liverpool. O lema "You'll Never Walk Alone" não é apenas uma música cantada pelos torcedores, existe um espírito de união em volta disso.O estádio Anfield, onde o Liverpool joga suas partidas é um dos mais tradicionais do futebol.
Até as tragédias (Tragédia de Heysel em 1985 e o Desastre de Hillsborough em 1989) fazem parte da identidade do clube e da torcida.

Olhando superficialmente, o Real Madrid tem a tradição dos Galáticos, time cheio de estrelas mundiais que se juntaram em Madrid. Já o Barcelona se orgulha muito dos jogadores criados na base, La Masia. Um time apóia o governo e a família real, enquanto o outro tem um posicionamento mais separatista enaltecendo a Catalunha. Essas peculiaridades até fortalecem grandes rivalidades, como a dos dois maiores clubes da Espanha.
Já clubes sem tanta tradição têm problemas para encontrarem a sua alma.
Manchester City e PSG ficaram bilionários de uma hora para a outra, porque países ricos decidiram que iam melhorar suas imagens investindo em esporte. Mas são dois clubes completamente artificiais. Têm fãs pelo mundo inteiro por investirem fortunas em craques, serem campeões, mas são só isso.
Pode parecer muito. Esportivamente é mesmo. Mas para torcidas apaixonadas, essa falta de alma é chega a ser ridicularizada.
Branding é como TODOS enxergam a marca
Mas até como eu citei no livro, o Branding nem sempre é o que a gente quer. É uma percepção geral da marca.
Como o Jeff Bezos disse: “A sua marca é o que os outros dizem quando você sai da sala.”
Depois de um episódio onde o time inteiro, e até o presidente do Botafogo, deram uma coletiva pós derrota, chorando, o clube pegou a fama de chorão.
O Fluminense que, em várias situações, se manteve na primeira divisão por motivos de fora dos campos, tem a fama de time da virada de mesa (termo para ações de bastidores que interferem no rebaixamento).
O São Paulo, pela percepção de ter uma torcida muito elitista, tem a fama de ser uma torcida de coxinhas.
O Corinthians focou tanto na torcida que nunca abandona que recebe apoio até quando perde feio em casa.
O Vasco, recentemente, passou a focar muito em ser um clube pioneiro. Começou com essa característica a partir da inclusão de negros no time, alegando ser o primeiro clube brasileiro a fazer isso. O que o Bangu questiona. E depois a torcida vascaína entrou tanto nessa vontade de ser pioneira em tudo que virou até piada no Twitter.
Já o Flamengo é conhecido por ser a maior torcida do país, que abrange o país inteiro e todas as classes, tem uma tprcida sempre bem humorada que chega a ser arrogante de tanto que acredita que o Flamengo sempre vai ser campeão.
Talvez eu tenha sido um pouco clubista nessa parte do texto, mas acho que não atrapalhou o conteúdo.

Branding não é só para empresas
Tudo e todos têm personalidades. Branding é o nome que se dá para isso, no marketing. Mas tanto uma empresa, como um clube de futebol ou até mesmo uma pessoa têm suas características que vão montar a percepção externa.
O trabalho mais complicado é moldar o Branding para que ele passe as informações que você quer. Não ficar dependendo da percepção externa e poder acabar sendo conhecido como chorão, por exemplo.
Para te ajudar nisso, você pode comprar meu livro, se ainda não comprou, ou até mesmo contratar a minha consultoria para um projeto de Branding para construir a sua marca de maneira sólida e positiva.
Se quiser falar mais sobre o assunto, me mande uma mensagem.

Vamos criar o seu Branding em 4 sprints!
O Branding é a alma da sua marca. É o que a diferencia frente a todos os seus concorrentes. Aumente a fidelidade dos seus clientes, tenha mais recompra, e seja memorável!
Desenvolvemos uma metodologia para criar o Branding da sua empresa em 4 semanas.
Mande uma mensagem para construirmos a sua marca de forma única!