- Luizletter
- Posts
- Transforme sua presença online em uma marca memorável
Transforme sua presença online em uma marca memorável
Aprenda com identidades distintivas e reconhecíveis para sua marca ou persona profissional

Todo mundo que usa redes sociais, empresas e pessoas, com interesse em se divulgar profissionalmente precisa pensar na melhor maneira de divulgar seu conteúdo com personalidade.
Sem isso você é só mais um no meio de milhões de perfis que estão disputando o mesmo espaço.
Você pode, no mínimo, fazer o básico. Ter uma marca (mesmo que seja pessoal) com um padrão de cores, fontes e um “tom de voz” que você use em toda a comunicação. Precisa ser reconhecível e consistente.
Se você consegue fazer algo que seja visualmente reconhecido, mesmo sem colocar logo, melhor ainda. Mostra que você não é refém de um ícone, a sua personalidade vai muito além disso.

E o tom de voz é o que guia como você se comunica de forma escrita e falada. Precisa ter muita personalidade e, o mais importante, consistência. Pode ser formal, informal, usar gírias e até palavrões. Mas precisa passar a mensagem da marca/pessoa de maneira que combine o conteúdo com a imagem a ser passada.
Quem me acompanha há mais tempo deve estar pensando que isso parece Branding, e é isso mesmo. Não importa se você é uma pessoa ou empresa, para ser memorável e se destacar você precisa ter uma personalidade e externar isso do modo mais consistente possível.
Mas não vou entrar em conceitos e teoria, vou dar exemplos práticos de perfis que eu sigo e recomendo que você dê uma olhada para absorver o que eles fazem de melhor.
A Sweathead é uma empresa um pouco difícil de definir. Eles têm cursos e conteúdos sobre Estratégia. Inclusive gratuitos e bem interessantes.
Mas o mais legal deles, é a identidade visual. Eles usam muito branco com texto em preto, bem simples. Mas abusam do amarelo-marca-texto para usar em destaques e como cor dominante. No site ainda têm uma estética de máquina de Xerox que fica sensacional. Além de usarem muita coisa “feita à mão” como o próprio logo.
Eu até faço algo parecido, mas bem menos minimalista no perfil da minha consultoria. Uso muito vermelho, contrastando com branco, quando quero quebrar um pouco.

E costumo usar um tom de voz informal, falando diretamente com quem está lendo. Fiz isso até no meu livro, porque a minha intenção é criar uma comunicação mais direta e intimista do que se eu falasse para todo mundo. Quando eu falo com você, você presta mais atenção.
É muito mais comum vermos empresas fazendo isso. Mas pessoas (que podem até ser empresas por trás de um ser humano) também podem, e devem, aproveitar o mesmo.
O Diego Ivo é CEO de uma agência de SEO. E produz um conteúdo bem educativo que é útil para os clientes que possam se interessar pelos serviços da empresa que ele lidera.

É um conteúdo com mais cara de LinkedIn. Mais formal, mesmo que não seja sisudo. E ele ainda aproveita para assinar com o logo da empresa, o que faz muito sentido.
O conteúdo é consistente, tem uma identidade que você reconhece mesmo que esteja só rolando o feed, mesmo sem precisar ver o logo da Conversion ali em baixo. Serve para atrair clientes para a empresa e conexões que podem ser relevantes para o CEO.
A Ana Carvalho é especialista em redes sociais. O que faz o conteúdo dela ser uma amostra grátis do que ela vende. Então teria que ser caprichado.
E é.
Ela usa muito verde e rosa, além de colagens. A estética fica bem única, daquelas que você identifica rapidamente quando vê no feed. E as postagens que são vídeos dela são com um enquadramento bem fechado no rosto para focar só nela.
O conteúdo funciona bem tanto no Instagram como no LinkedIn.
E ela ainda aproveitou para adotar o emoji de cérebro 🧠 como parte da identidade dela. O que ajuda muito, já que ela consegue usar ele como imagem até onde tem texto (como assunto de email) e é um ícone muito fácil de reconhecer. Até incluindo ele no meio dos conteúdos, como um reforço da marca.

Por último eu deixei um perfil bem diferente mas que combina perfeitamente com o nome e a intenção.
O Tira do Papel, do Tiago Henriques, é um perfil focado em criatividade. Tema do curso que ele vende, então deveria ser óbvio.
Mas o nome do perfil tem uma graça extra. Além de tirar do papel ser uma expressão de colocar um projeto na vida real, não só no planejamento, ainda brinca com a estética de fazer tudo em papel.
É o perfil mais analógico que eu já vi. Até para destacar uma frase ele imprime o texto e usa uma caneta para marcar a parte principal.
Não importa muito a cor da postagem, nem precisa ter logo nem nada. Se você vê uma imagem “analógica” no seu feed, você já conecta com o perfil dele. E ainda tem uma identidade bem clara desse papel no fundo com um texto bem simples, à mão, numa caneta preta. Bem minimalista, mas que destaca muito no meio de fotos e imagens super produzidas, cheias de retoques, simétricas e sem alma.
Se você quer fazer o mesmo, em primeiro lugar precisa pensar na personalidade da sua empresa, ou da sua “persona profissional”.
À partir daí começa um processo de Branding que vai guiar toda a sua estratégia de divulgação. E não vai ser só criar conteúdo para divulgação. Vai ser uma estratégia de criação de imagem. Para gerar autoridade com consistência para criar uma marca memorável.
Se você precisar de ajuda, tenho um método de criação de Branding em apenas 4 semanas.
Desde a descoberta da alma da empresa/persona (já que é importante a conexão da imagem com o core) até a criação de um planejamento de execução da implementação do Branding.
Depois, tudo que for criado vai seguir esse plano e você vai conseguir resultados muito superiores a campanhas soltas. Seu cliente vai ter um relacionamento completamente único com você/sua empresa.