• Luizletter
  • Posts
  • Tudo pode ter um diferencial - Luizletter #27

Tudo pode ter um diferencial - Luizletter #27

Durante a apuração dos votos no segundo turno, o William Bonner saiu da imagem para beber uma água e só ouviram o barulho de uma latinha abrindo.

Claro que o Twitter já saiu dizendo que ele tinha ido tomar uma cerveja. Tanto que o apresentador precisou mostrar uma lata de água para provar que ele realmente só tinha ido se hidratar.

Muita gente nem deve saber que tem água sendo vendida em lata. Não só tem, mas tem gente aproveitando isso pra deixar cool um dos produtos mais comuns que existe.

Quando vamos vender algo logo procuramos um diferencial. O que pode destacar seu produto diante da concorrência. Mas água é água.

Pode ser com gás, ou sem. Vir de geleiras norueguesas ou passar por algum processo de filtragem. Mas não tem muito mais do que isso.

Por mais que os franceses tenham 300 tipos de água pra escolher no mercado, água é água.

Um ex-diretor criativo da Netflix, Mike Cessario, criou uma marca de água completamente diferente, uma que combinasse com bandas de rock. A Liquid Death. Segundo ele, os músicos chegam a colocar água dentro de latas de energético (que muitas vezes patrocinam as bandas) para poderem beber no palco. Como já tocou em algumas bandas, parece saber do que está falando.

Além de uma identidade visual bem focada no público alvo dele, toda a comunicação é bem diferente do que as marcas de água usam tradicionalmente.

Como esse vídeo mostra.

E o discurso vai além da identidade. Segundo Mike, você tem mais vegetarianos e gente que não bebe álcool num show de metal que num da Taylor Swift. E a empresa é mais sustentável porque o alumínio das latas é muito mais amigável ao meio ambiente, por ser completamente reciclável, do que o plástico, da maioria absoluta das marcas de água.

Além de uma identidade que conversa com o público alvo (e já ultrapassou essa bolha) e um discurso alinhado com boas práticas ambientais, também tem resultado financeiro. A Liquid Death já está avaliada em U$ 700mi e continua em ascenção.

Até o produto mais comum que existe pode ter uma personalidade e uma comunicação consistente, que geram um valor próprio pra uma marca se destacar.