- Luizletter
- Posts
- Visualização de dados não é só montar um dashboard - Luizletter #13
Visualização de dados não é só montar um dashboard - Luizletter #13
A visualização dos dados faz toda a diferença
A maneira como mostramos os dados influencia MUITO no impacto que eles geram. A Florence Nightingale mudou toda a higiene hospitalar com o auxílio visual de dados (citei na edição #7).
Mesmo com anos de evolução na visualização de dados, da época da Florence pra cá, ainda vemos um monte de gráficos de barra, de linhas e de pizza. O que deixa tudo meio parecido e nem sempre consegue explicar bem uma situação.
Essa visualização acima, feita pela NASA, mostra a evolução da temperatura em décadas. Podia ser só um gráfico de linha, mostrando quando deu uma esfriada, até agora, quando está em franca ascensão.
Mas para conseguirmos ver anos, meses e a evolução da temperatura, se fosse um gráfico linear, seria inviável. Mas esse gráfico acima, estático, nem seria muito claro, já que não conseguimos ver a evolução dos anos.
Ele só funciona animado:
Com a animação fica clara a evolução. Quando pensaram na divulgação desses dados, felizmente foram criativos para ir além dos gráficos normais e até pensaram numa solução em vídeo. Que facilita muito o entendimento e tem um engajamento maior que imagens.
No final ainda fecharam com uma ótima visualização que, por si só, já mostraria a evolução. Mas não seria tão interessante quanto o vídeo completo.
Só vacilaram na escolha de fonte e cores que prejudica bastante a leitura. Mas dá pra entender.
Esse esforço para deixar as informações mais acessíveis é essencial para que a ciência atinja mais gente. A NASA sabe tanto disso que tem uma área só focada em visualização. O Scientific Visualization Studio.
Eu sei que não é fácil ficar fazendo super produções para qualquer gráfico que usamos no dia-a-dia. Mas é sempre bom pensarmos em maneiras mais criativas de divulgar as informações. Inclusive para ter mais alcance, engajamento e até facilitar o entendimento.