- Luizletter
- Posts
- Aproveitando o hype para se manter relevante
Aproveitando o hype para se manter relevante
Aproveitar tendências de forma estratégica é uma ótima maneira para manter-se relevante
Talvez você não saiba o que é música Lo-fi, mas o gênero é gigantesco.
Ele é conhecido por sua qualidade de som "crua" e atmosfera relaxante, tem conquistado um público fiel. Com batidas suaves, uso de amostras e uma estética única, ela se tornou a trilha sonora perfeita para momentos de estudo, trabalho, relaxamento e foco.
E em 2022 o consumo desse estilo cresceu 100% só no YouTube. Onde um dos canais mais populares da plataforma é exatamente um onde toca essa música para você deixar nos fones, com uma imagem em loop, para ouvir enquanto faz outra coisa.
Eu até já tinha falado sobre esse canal quando eles usaram uma excelente estratégia para divulgar uma nova transmissão deles.
Enquanto isso, bandas antigas enfrentam dificuldades para renovar o público à medida que o tempo vai passando.
E chega a ser curioso quando o vocalista de uma banda punk que você ouve desde a adolescência parece mais com o seu contador do que com alguém que você espera ver em cima de um palco.
Uma excelente banda que já foi bem mainstream nos anos 90, de tocar em rádio popular aqui no Brasil e tudo, é o Offspring.
Eles insistem em se esforçar para se manterem relevantes, e não é só se vestindo da mesma maneira que faziam 30 anos atrás.
Eu já tinha elogiado o trabalho que eles fazem no TikTok e, mais uma vez, souberam aproveitar uma tendência para pegar uma carona.
O Offspring se juntou ao Lonelyboy (que cria conteúdos Lo-fi) e lançaram uma versão do álbum Americana em Lo-fi.
Lá no Spotify tem o álbum completo, para quem quiser deixar rodando enquanto trabalha.
Seguir tendências é importante até para quem vive de arte. Certamente o Offspring não vai ganhar uma fortuna com esse novo álbum. Mas é uma chance que tem de conseguir contato com um público que nunca ouviu falar deles. Quando Rock Band e Guitar Hero estavam na moda, muitas bandas que tinham músicas nos jogos tiveram um crescimento do interesse ao redor delas.
Assim como músicas que entravam nos episódios de Glee, e trilhas sonoras de filmes muito populares.
Furar a bolha é importante para bandas, principalmente as que já passaram do auge. Saber se reinventar ajuda demais nisso.
No mínimo faz os saudosistas lembrarem mais da banda e voltar a ouvir mais um pouco.
Comigo isso funcionou.