- Luizletter
- Posts
- Como as marcas estão usando Inteligência Artificial
Como as marcas estão usando Inteligência Artificial
O que os profissionais pensam de IA e como as marcas já estão usando na vida real
Muita gente usa alguma ferramenta de Inteligência Artificial. Alguns até usam profissionalmente. Mas como que as marcas estão usando IA na vida real?
Essa foi uma pergunta que uma pesquisa ajudou responder entrevistando 210 profissionais e colhendo casos de uso real.
E eu vou mostrar alguns dos principais insights do documento.
Na grande maioria dos casos, o uso de IA é praticamente em testes e ações mais pontuais. Apenas 14% dos entrevistados têm um uso mais institucional de Inteligência Artificial nas empresas.
A maioria está animada com Inteligência artificial, 49%, mas 22% têm medo do que essa tecnologia pode trazer.
69% dos entrevistados usam IA uma vez por semana, ou mais. Sendo que 25% usam todos os dias. Se eu tivesse sido entrevistado, estaria nesse grupo.
Aqui vai uma lista de usos estratégicos para IA. Está em inglês, mas eu vou colocar a tradução lovo abaixo.
Esses são os principais casos de uso de IA para tarefas estratégicas, conforme relatado pelos respondentes:
Modelos: Utilização em discussões de grupo focais e contratos.
Operações: Resumindo chamadas (relatórios de chamadas), anotações em reuniões e transcrições.
Comunicação: Responder a e-mails.
Personas: Criar personas a partir de grandes conjuntos de dados e treinar um GPT para agir como uma persona.
Tradução: Traduzir conteúdo.
Enciclopédia: Definições de conceitos.
Pesquisa: Destilar insights e ideias de várias fontes digitais, entender clichês, padrões e análise de resultados de pesquisas.
Escrita: Edição de sinônimos, estruturação de apresentações, e-mails e criação de conteúdo para blogs e mídias sociais.
Atividades Estratégicas: Planejamento e resumos de workshops, jogos de posicionamento e treinamento da IA como um parceiro.
Visuais: Criação de imagens para apresentações, mídias sociais e blogs.
Ideias e Conceitualização: Acelerar a geração de ideias e visualização de conceitos.
Desenvolvimento de Novos Negócios: Demonstrar modernidade e diferenciação em relação a outras agências e gerar ideias e visuais rapidamente.
Em uma área do estudo onde mostram usos específicos, e até ferramentas focadas, teve essa que eu não só acho bem útil, como criei algo semelhante num projeto que fiz para uma agência.
Essa IA se propõe a gerar briefings. O que já ajuda muito na parte braçal de um planejamento de marketing.
Só que eu fiz isso e foi ainda melhor (sem nenhuma humildade) porque eu treinei um Custom GPT para criar o planejamento mensal de marketing dos clientes, seguindo algumas orientações, baseado no formato que a agência tinha criado.
Ou seja, tem como criar uma solução personalizada ainda melhor do que essa ferramenta. E é mais fácil do que parece. Eu até escrevi uma edição sobre esse projeto.
No documento eles ainda listam diversos casos de uso real de IA por marcas. Vou destacar 3 aqui, mas você pode ver todos direto na apresentação deles.
A Expedia criou um Chatbot focado em te ajudar a planejar a sua viagem, e acabar comprando com eles mesmos. Vai conversando como um chat normal e acaba com um planejamento detalhado da viagem até com imagens, valores e avaliações.
O Duolingo criou um assistente virtual que vai te ajudar a aprender idiomas ainda com mais facilidade. Também usando linguagem natural e num formato de Chatbot, funciona como um tutor para te auxiliar.
E, para fechar, a Levis usando imagens geradas por IA para mostrar como as roupas da marca ficam em diferentes tipos de corpos.
Só que pegou meio mal porque acabou tirando oportunidade de modelos reais com corpos diversos que poderiam estar posando para as mesmas imagens.
Recomendo muito que você acesse o estudo e olhe com mais cuidado.
É em inglês, mas como é uma apresentação, e o texto é selecionável, tem como traduzir os slides que interessarem com certa facilidade.
Vendo tanto as respostas da pesquisa como os usos que as marcas estão fazendo você pode ter vários insights de como aproveitar a Inteligência Artificial da melhor maneira possível.
Estou terminando de escrever um livro sobre Branding. Bem acessível para todo mundo, com casos reais, para ficar fácil de entender e pegar as melhores ideias. Nas primeiras 24 horas vou vender por apenas UM REAL. E se você quiser receber o aviso, basta deixar seu email nesse link que eu mando o alerta quando for lançar com esse valor simbólico.
Você conhece a Geração Z? Sabe como conversar com eles? O comportamento desses jovens é bem diferente das gerações anteriores e a HANDCRAFT preparou um Playbook para te ajudar a entender como engajar esse público.
Se quer esse material, e outros, basta se cadastrar na Tendências & Estratégias para receber conteúdos úteis sobre marketing.
Já pensou em fazer outsourcing da gestão de marketing da sua empresa? Isso vai melhorar os resultados não importando se você tem uma equipe interna, usa uma agência, ou até se ainda não tem nada. Com experiência e processos, seu marketing vai ter resultados muito mais expressivos com 6 meses de consultoria. Marque um diagnóstico gratuito para entender melhor onde sua empresa pode ter melhorias.