- Luizletter
- Posts
- ⚽ Futebol no streaming é bom mas pode melhorar
⚽ Futebol no streaming é bom mas pode melhorar
📺 O modelo ainda está se ajustando, mas o futuro promete muito.
Não importa se você gosta ou não de consumir esportes no streaming. Já tem um tempo que é um caminho sem volta.
A experiência em muitas vezes ainda está longe do ideal. Aplicativos que não funcionam direito em todos os aparelhos, experiência ruim para o usuário, atraso em relação à TV, vários problemas.
Mas também existem grandes vantagens.
Os direitos serem divididos, ao contrário de antigamente que a Globo transmitia praticamente tudo, fez com que pudessem aparecer diversas alternativas. Algumas mais com cara de internet e outras mais semelhantes à TV tradicional.
Muito mais profissionais têm acesso a oportunidades de trabalhar em transmissões de jogos. E até os anunciantes têm mais oportunidades. Agora não é só pagar o pacote anual da Globo de centenas de milhões de Reais.
É um movimento bom para o mercado como um todo.
Hoje você tem grandes alternativas à transmissão tradicional como um Casimiro, que tem uma pegada muito mais de internet. Transmissão mais engraçadinha, colocando câmera no rosto de narrador, comentarista, misturando Twitch com TV.
E por um tempo, parecia que o caminho ia ser esse mesmo. Até o Prime Vídeo seguiu para esse lado e chegou até a ter o mesmo jogo sendo transmitido de maneira mais Twitch e outra opção mais TV.
O Canal GOAT é uma opção bem recente e que tenho consumido, obviamente, por transmitir o Campeonato Carioca. E tem uma transmissão mais de TV tradicional, mas que se dá a liberdade de ter um narrador dizendo que o goleiro “ficou de xereca” quando saiu desesperado e levou gol do Pedro.
O NARRADOR DO CANAL GOAT FALANDO QUE O GOLEIRO DO MADUREIRA "FICOU DE XERECA"
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
— DataFut (@DataFutebol)
8:18 PM • Mar 2, 2024
Impensável numa Globo, mas também não é uma transmissão tão informal quanto a da CazéTV.
Outra grande vantagem do streaming, principalmente o que transmite pelo YouTube, é a facilidade de assistir aos jogos depois de terminados. Basta entrar no canal e procurar a partida.
Eu mesmo acabei de ver o Flamengo na Libertadores sub20, que não tiunha conseguido assistir ao vivo ontem. Só entrei no YouTube do Canal GOAT e fui nos vídeos recentes.
O que mais me incomoda nas transmissões do YouTube é um problema da plataforma. Inserem anúncios de qualquer maneira. Isso atrapalha demais a transmissão, pode ser num lance de gol, numa expulsão, não importa. Do nada corta a transmissão e entra um vídeo de propaganda como qualquer vídeo de YouTube.
Eu sei que esse é o formato padrão da plataforma, mas nem por isso precisa fazer isso da maneira mais preguiçosa possível.
Se vai ter que inserir um anúncio de 5 segundos, que dê a opção da transmissão apertar um botão num momento de menos importância no jogo. Sei lá, precisa de 3 vídeos a cada 45 minutos de jogo? Deixa umas janelas para a transmissão soltar o vídeo quando o jogo estiver parado. Evita que o torcedor assista a propaganda com raiva do anunciante, já ajuda.
Ou até mesmo uma opção simples e que já é utilizada até na TV tradicional, aquelas molduras.
Ainda coloca uma opção com botão de te lembrar no fim da partida, mandar por email informações sobre a promoção, qualquer coisa. Mas não interrompe o jogo no meio de um lance importante!
Muita gente já reclama da quantidade de anúncios no YouTube. Tudo bem que é a maneira que a plataforma se banca, tem que existir. Mas sempre que é possível fazer isso de uma maneira que agrade mais do que desagrade, ganha a plataforma e o anunciante.
Se não pensar só na plataforma, mas no anunciante, existem maneiras muito melhores de fazer propaganda numa transmissão.
Divulgar uma casa de apostas, em tempo real, com botões para fazer a aposta rápida, da própria partida, é excelente. E pode até ser coordenado com narrador e comentaristas. Você deixa um anúncio muito mais imersivo.
Mas também é necessário ter um certo cuidado para não ser imersivo demais e acabar como os anúncios da Cerveza Cristal durante a exibição de Star Wars.
Sempre existem maneiras de melhorar o que já existe e o streaming de esportes é algo que já está estabelecido, mas ainda pode transformar a maneira de acompanhar os eventos esportivos.
Uma super personalização de anúncios até em placas ao redor do gramado, com cada pessoa vendo só o que é interessante para ela, por exemplo. Como banners em sites, mas em transmissões ao vivo.
A NBA já usa inteligência artificial para ajudar a separar os melhores momentos que podem ser divididos por jogador, por tipo (enterrada ,toco, etc) em tempo real. Que podem tanto ser utilizados pela transmissão como até, em um futuro próximo, serem personalizados individualmente para você. Não é difícil uma IA entender que você prefere ver certas de 3 do Curry ou enterradas do LeBron.
Tem coisa que ainda precisa melhorar mas já é um caminho interessante. A própria NBA mostrou uma solução de IA onde você pode pedir para mostrar uma partida estilizada. Nesse exemplo aqui, um jogo do Pacers como se fosse o filme do Spiderverso.
Os gráficos ainda precisam melhorar bastante. Mas já é impressionante o conceito.
Claro que boa parte disso tudo pode ser aplicado nas TVs tradicionais. Mas tem coisa que só vai funcionar em um meio com mais interatividade, como Smart TVs, laptops e celulares, e que também contam com uma personalização até individual, que os meios de massa não conseguem replicar.
Quer um diagnóstico gratuito de marketing? É só preencher o formulário que entramos em contato com você!